Celebração do Dia Mundial da Filosofia 2024

A busca da Unidade para além das diferenças

Sobre o DMF

A UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia em 2005 por acreditar no valor da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e cada indivíduo, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida e às ações realizadas no contexto internacional.
Desde esta data, a Organização Internacional Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia nos mais de 50 países em que atua por meio da promoção de diálogos, palestras, exposições, painéis e eventos diversos. Esta celebração é sempre feita com a participação e apoio de diversas instituições, como universidades, associações e organismos internacionais. E em 2024, foi escolhido como lema comum “A busca da Unidade para além das diferenças”, que reflete a realidade e aspiração da nossa organização internacional. 
No Brasil, a data também é celebrada por Nova Acrópole desde sua criação, atualmente em 132 unidades do País, sempre com uma temática central, que é abordada em palestras e exposições. Em 2024, o tema “A busca da Unidade para além das diferenças” ocorrerá de 18 a 24 de novembro.

Sobre o tema

O tema desenvolve os valores que vem dos nossos princípios e marcam a vocação de universalidade do nosso movimento. A Organização Internacional Nova Acrópole tem um histórico de 67 anos em promover a fraternidade universal, sem diferenças de etnia, sexo, crenças e outras. Sua presença em mais de 50 países dos cinco continentes é uma demonstração viva de que é possível promover a Unidade para além das diferenças.

O ecletismo filosófico que se ensina e vive em nossa escola de Filosofia à Maneira Clássica gera um ponto de encontro em cerca de nossas 500 sedes no mundo. Nosso esforço em compreender as diversas culturas e civilizações ao longo da história nos permite gerar uma conexão com os elementos mais profundos da experiência humana.

O lema não apenas enfatiza a importância de reconhecer, valorizar e promover a Unidade para além das diferenças culturais e individuais, mas ainda nos impulsiona a promover a colaboração ativa com diversas instituições e pessoas do nosso entorno.